Empresa diz que assessora de Rose Modesto tentou contratar sósia de Beto Pereira
Campanha da candidata confirma produção de vídeo, mas nega fake news e diz se tratar de peça oficial
A empresa TAG ME Mídias, apontada pela Polícia Federal como a responsável por agenciar ator sósia de Beto Pereira (PSDB), contratado para gravar "fake news", informou em nota que foi procurada pela assessora da candidata Rose Modesto (União), Iolanda Pereira de Araújo, para prestar o serviço, porém, afirmou que a negociação não foi concluída.
"Esclarecemos que, no dia 31 de agosto de 2024, a empresa foi contatada pela produtora Iolanda Pereira de Araújo, que solicitou um orçamento para a contratação de um ator com características físicas semelhantes ao candidato à Prefeitura de Campo Grande, MS, Beto Pereira. Não foi tratado nada sobre roteiro, pois a solicitação estava limitada exclusivamente ao citado perfil", diz a empresa em trecho da nota.
O Campo Grande News entrou em contato com diretores de equipe de Rose Modesto. Assessoria da campanha confirmou que houve a contratação de atores, mas para produção de uma peça oficial de campanha, que seria assinada, mas houve um vazamento, que está sendo investigado.
Afirmou também que se tratava de um comercial, mas nem a forma como seria divulgada ainda havia sido decidida. A assessoria segue afirmando que soube do vazamento dias antes, mas que nunca imaginou que seria objeto de operação da Polícia Federal.
O Campo Grande News apurou que Iolanda trabalha na produção de campanha da candidata. No entanto a agência, "a negociação não foi concluída e a contratação do ator jamais aconteceu, ou seja, não há nenhuma ligação da TAG ME MÍDIAS com a suposta veiculação de fake news envolvendo qualquer político", complementa.
Em áudios atribuídos à Iolanda, mulher confirma que quer um ator com as características de Beto para produção de um comercial e vai além. Em um segundo momento, diz que também precisa de sósias de Reinaldo Azambuja e do governador Eduardo Riedel. Do primeiro, a característica necessária é que fosse baixinho, já sobre Riedel ela pede um "gordo" e "forte".
A operação - A operação foi deflagrada a partir de uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral e teve como alvos a agência de recrutamento de atores, a TAG ME Mídias, o ator Matheus dos Santos Lopes e o influenciador digital, responsável pelo perfil vinte067 no Instagram, Marcos Antônio Davalo Gimenes. Nos três endereços, investigadores apreenderam computadores, celulares e documentos.
Eles são suspeitos de integrarem rede de produção de fake news, para influenciar o resultado das eleições. A meta é identificar os financiadores e o principal beneficiado pela difusão dos vídeos com falsas denúncias.
Na ordem judicial, assinada pelo desembargador Sideni Pimentel, ele destaca que a operação é importante para "apreensão de documentos, depoimentos e demais atos probatórios relacionados à identificação de responsáveis pela divulgação de notícias falsas, que têm o intuito de prejudicar o candidato a eleição majoritária lançado pela coligação, no pleito municipal de 2024".
COMENTÁRIOS